Curso de Gestante - Por que fazer?



Curso de Gestante em São Paulo

A gravidez pode ser planejada ou inesperada, a verdade é que é sempre um momento muito especial na vida de toda mulher que se descobre grávida. E, nesse momento, ela já uma mãe, cheia de dúvidas, ansiedades e alguns medos.


Fazer o acompanhamento pré-natal, garante toda a assistência médica, psicológica e emocional, mas a mulher pode, e deve, complementá-lo participando de um curso de gestantes.


O curso pode auxiliar a sanar todas as dúvidas dessa nova família e tem o objetivo de orientar, informar e esclarecer aos futuros pais a importância dos cuidados gerais relacionados a maternidade antes e após o parto.


Além de dar mais recursos para a mulher entender as transformações que acontecem no corpo ao longo de toda a gestação e como podem lidar com essas mudanças, minimizando dores, problemas e a ansiedade, ele serve como suporte, para que os pais (especialmente a mãe), estejam aptos e capacitados, para enfrentar as dificuldades de cuidar do bebê em seus primeiros meses de vida.


Geralmente, quem busca por esse tipo de curso são os pais de primeira viagem. Devido as inúmeras dúvidas que possuem em relação ao parto, e sobre como devem ser os cuidados com o bebê recém-nascido.


O QUE EU VOU APRENDER EM UM CURSO DE GESTANTE

Os cursos tem o mesmo objetivo: prepara o casal para chegada do bebê e tudo que envolve esse momento, trazendo a eles mais segurança e confiança. Porém, o conteúdo das aulas de cada curso pode ser um pouco diferente. Enquanto alguns abordam assuntos sobre a gestação, parto e cuidados com o recém-nascido, outros preferem focar a atenção apenas nos cuidados com o bebê.


· Geralmente os temas mais falados nas aulas são:

· Exercícios e alimentação na gravidez;

· Enxoval e mala da maternidade;

· Como se organizar para a chegada do bebê;

· Parto, pós-parto e puerpério,

· Amamentação;

· Trocas de fraldas;

· Banho e sono;

· Choro do bebê;

· Cuidados com o umbigo (coto umbilical), entre outros assuntos.


A primeira vista, estes podem parecer temas simples. Entretanto, quando não temos um conhecimento sobre o assunto, o nosso dia dia como mãe de primeira viagem, pode ser bem mais difícil do que o esperado.

Eu costumo dizer, que é sempre melhor termos o mínimo de informação possivel sobre determinado assunto, para não sermos pegas totalmente de surpresa, afinal a maternidade não vem com manual. Fazer uma preparação PRÉ PARTO, vai trazer mais confiança e tranqulidade na hora que você estiver com bebê, afinal, um bebê em casa requer muitas mudanças, não só estruturais, como emocionais e estar preparadas para essas mudanças, será fundamental para os seus próximos anos de vida.

É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DO COMPANHEIRO NO CURSO DE GESTANTE?

Eu diria que é FUNDAMENTAL. Contribui totalmente para que ambos estejam em harmonia para cuidar do bebê, além de dar ao pai a importância que seu papel requer.



EU PRECISO MESMO FAZER UM CURSO?

Precisar, não precisa, é totalmente opcional. Mas eu recomendo muito que se faça.

Eu fui uma pessoa que questionei a ideia de fazê-lo na época em que estava gestante, mas confesso que gostei muito de ter feito. E não pelo curso em si, pois eu achei bastante comercial, mas para aprender a parte prática eu achei fundamental. Os primeiros dias com bebê em casa, pode não parecer, mas tem suas dificuldades. A vida de antes deixa de existir, e inicia uma nova vida totalmente diferente de tudo que você conhecia antes, por isso, estar preparada é essencial.


Quando os pais não se preparam para essa “nova vida”, pode acabar sendo muito estressante e muitas vezes motivo de brigas entre o casal. E não é à toa, que infelizmente muitos pais se separam meses depois, da chegada do bebê em casa.


Por esse motivo, eu indico fortemente que você faça um curso de gestante, se possível com o pai do bebê junto.

Um curso de gestante é o alicerce da maternidade. Ele prepara os futuros pais, a enfrentarem todas as dificuldades do primeiro ano de vida do bebê, com mais confiança e equilíbrio.

Curso de Gestante em São Paulo
Participação do Pai

Contudo, é importante saber que fazer esse curso não te livrará de cometer falhas. Mas com toda certeza, fará com que você tenha base do que deve ser feito e do que pode ser evitado. Dessa forma, conseguir driblar as dificuldades que vão aparecendo no dia a dia.





INVESTIMENTO

É fato que a chegada de um bebê gera grandes custos, tendo em vista todos os preparativos para receber esse novo ser. Por esse motivos, muitos casais optam por não gastar fazendo um curso para gestante. Mas posso garantir que fazer o curso é um investimento para o futuro.

Preparar-se para a chegada do bebê, é a maior demonstração de amor, cuidado e respeito que os pais podem dar ao seu filho.


COMO ESCOLHER O CURSO IDEAL?

Os obstetras, geralmente recomendam que se faça o curso na maternidade que você for ter o bebê, mas hoje em dia existem muitos cursos tão bons quanto se não forem melhores que os de maternidade. Quando eu fiz o meu, optei por fazer em outra maternidade, escolhi basicamente pelos temas e boa parte do curso eles venderam a hotelaria do hospital, coisas que para mim, na ocasião não interessavam, já que meu filho nasceria em outra maternidade.

Portanto, leve em cosideração alguns pontos:


· Escolha o curso que mais se adapta ao seu estilo de vida;

· Entenda quais temas serão abordados;

· Formação da equipe;

· Carga horária;

· Local;

· Material;

· Certificado.


Se está grávida e ficou convencida em fazer um Curso de Gestante, recomendo que conheça o Curso de Gestante In Home do Instituto Mãe.


Curso de Gestante em São Paulo
Andressa Isola à caminho de um Curso de Gestante In Home

Se gostou desse conteúdo, comente e compartilhe!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo