Como escolher a escola ideal (para O SEU filho)


Recentemente fui visitar a 1ª escola onde o Dudu estudou. Como é aqui no bairro, sempre que passávamos por lá ele me pedia: “Mamãe, quero ver a Espaço Livre, quando podemos?”


Aproveitei que ele estava de férias e resolvi ir até lá pra ver se podíamos visitar... e isso me fez relembrar os motivos que me fizeram escolher a Espaço Livre como a primeira escola do Dudu, e acho que pode ser interessante para quem está nesta fase.


Dudu só entrou na escola com quase 2 anos e eu tinha dois pontos importantes como base: o primeiro era que fosse uma escola exclusiva para crianças pequenas, ou seja, que atendesse crianças de 6 meses a 5 anos. Achava que por ele ser pequeno, era importante estar em um espaço mais acolhedor. O segundo ponto era que a escola tivesse espaços abertos com verde, horta e jardim, o que é raro em SP.


Minha primeira opção foi conhecer uma escola Waldorff que tem como premissa integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos; sabia inclusive que em algumas a alimentação das crianças era com produtos da horta da escola. Porém, quando cheguei lá não curti muito… até atendia os dois pontos importantes para mim, mas as instalações eram antigas e achei tudo muito solto, crianças muito independentes... eu me assustei um pouco, rs…


Comecei então a listar alguns itens que eu considerava importantes na escolha de uma escola, como:


criança com lancheira e uniforme
1º dia de aula - Escola Espaço Livre

- Espaço físico e instalações,


- Professoras e Auxiliares,


- Metodologia de ensino,


- Proximidade de casa,


- Segurança;


- Atividades extra curriculares


- Parceria escola – família










Enfim, depois de visitar diversas escolas no meu bairro, cheguei na Espaço Livre, uma escola com mais de 35 anos de tradição e que havia recentemente passado por uma grande transformação, inclusive mudando de prédio, ou seja, estava novinha em folha!


Agendei uma visita e lá fui eu conhecer mais uma escola. Logo de cara algumas coisas me chamaram a atenção:


ESPAÇO FÍSICO E INSTALAÇÕES

As salas de aulas têm cada uma o seu banheiro (adaptado ao tamanho das crianças), além da porta de entrada principal tem também uma porta balcão e ar condicionado, ou seja, extremamente claras, com boa ventilação e super amplas, aliás, a escola toda é bem iluminada, tem janelas e claraboias proporcionando luz natural o dia todo.


A área do parque é toda segura, com piso emborrachado, brinquedos de alturas ideais e acolchoados.


Já na parte de alimentação, todas as refeições (almoço, jantar e lanchinhos) são preparados na cozinha da escola. Eles possuem uma pequena horta, onde as crianças colhem os temperos e chás direto do pé. Ah, tem também uma nutricionista, que elabora os cardápios e faz muitas atividades bacanas com as crianças.


PROFESSORAS X AUXILIARES

Boa parte da equipe está na escola há muitos anos e isso me deixou bastante confortável (inclusive a equipe da cozinha). Todas as professoras e auxiliares que passaram pela vida do Dudu são lembradas por ele com muito carinho até hoje.


METODOLOGIA DE ENSINO

Eles trabalham com projetos, onde dentro de um tema são trabalhadas todas as áreas do conhecimento. A cada semestre um projeto é desenvolvido de acordo com a idade das crianças e, além de ficarem expostos na classe, eles fazem exposições para as famílias. Era muito legal! As crianças ficavam orgulhosas de mostrar seus trabalhos e sua sala de aula.


SEGURANÇA

A escola é equipada com câmeras de segurança, os parquinhos são todos com brinquedos adequados para as idades, bebedouros do tamanho das crianças, plantas/árvores e flores seguras, alimentos produzidos na escola e os banheiros (pias e vasinhos) todos da altura das crianças (uma fofuraaaa).


ATIVIDADE EXTRA CURRICULAR

Faz parte da grade curricular inglês, educação física e aula de música, mas eles possuem também aulas de judô e ballet, além da parceria com a Red Balloon como curso de inglês opcional. E tudo dentro da escola, o que é uma mão na roda.

Nos últimos 2 anos do Dudu na escola, ele fez Red Balloon e AMAMOSSSS! Eles tinham aula na própria escola e eventualmente a Red Balloon promovia algumas atividades na unidade parceira; o Dudu participou de uma feira de frutas e verduras e foi bem bacana!


PARCERIA ESCOLA – FAMÍLIA

Desde o 1º dia me senti acolhida na escola e sempre, sempre que eu precisei tratar sobre algum assunto relacionado ao Dudu, eu tinha fácil acesso à coordenadora, professora e ou diretora. Sabe aquele lugar que você se sente único? Era assim que sempre me senti lá, acolhida!




Enfim, esses foram os pontos principais que levei em cosideração ao escolher a escola e que considero importantes.


Hoje, vejo que a melhor escola é onde nosso filho se sente bem, eles são os melhores termômetros! É importante que eles se sintam acolhidos e seguros. Dudu entrou com 1,5 anos e ficou até se formar... hoje quando fomos fazer essas fotos ele não queria ir embora. Ficou encantado com as novas mudanças da escola, que contam com uma mini quadra, uma área com grama, árvores frutíferas e um espaço novo para bebês, com refeitório só para eles e uma área de trocador bem gracinha...


Foi uma delícia estar novamente no espaço que por anos acolheu meu filho e o formou, que ensinou a ele alguns aprendizados que ele leva para vida.


Enfim, escolher a escola é muito mais do que ver preço e espaço... é um conjunto de fatores e todos eles precisam estar de acordo. As experiências vividas na educação infantil ficam para a vida e o valor disso é único!


Espero ter te ajudado a direcionar a sua busca, e se você tiver algum comentário que possa auxiliar outras mães, não deixe de colocar nos comentários.


E caso seja da região do Brooklin, Campo Belo, Vila Olímpia e queira conhecer mais sobre a escola, não deixe de agendar uma visita.




Escola Espaço Livre - http://www.escolaespacolivre.com.br

Rua Uruçu, 88 Brooklin Tel.: (11) 5535-1929

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paninho, fraldinha, naninha... Você sabia que esse objeto tem um significado muito importante para o bebê?