BABY BLUES, eu tive!
top of page

BABY BLUES, eu tive!

Atualizado: 19 de mar. de 2021

E chegou o dia de ira para casa...




Meu obstetra apareceu logo cedo para nos dar alta, entrou no quarto olhou os pontos, viu o bebê e disse que me daria alta, mas antes de sair ele disse a seguinte frase: muito provavelmente, quando ele (apontando pro meu marido) for a padaria você chore, ficará melancólica e triste, mas fica tranquila que isso passa.

Eu olhei pra cara dele meio sem entender aquela frase e ele, como piadista e engraçado que era, pensei que fosse mais um das suas piadas, nem dei muita bola e como mãe de primeira viagem, nem sabia o que eu não sabia, sabe? Não tinha entedido nada, na verdade estava bem tensa de ter que ir embora do hospital.


Entramos no elevador, eu, bebê (no bebê conforto), marido e um segurança do hospital.

Entramos no carro e o segurança só saiu de perto quando viu que o bebê estava em segurança, aquilo me deixou ainda mais tensa, eu sentei atrás ao lado do bebê conforto e ali meu olho já encheu de lágrima, pensei: E AGORA? FE-RROU! O que eu vou fazer?


Só de lembrar acho graça, mas lembro perfeitamente da sensação de todos os momentos até chegar em casa.

1º dia OK, sobrevivemos

2º dia Ok, mais um dia, uhu!

3º dia começo a me sentir estranha...senti uma vontade de chorar, mas não tinha motivos para isso a não ser o cansaço. Será que estou cansada? Pode ser a privação de sono... e assim sem nem pedir licença e se apresentar o famoso e nada bem vindo, BABY BLUES surgiu, prazer Baby Blues!

Basicamente, para mim o Baby Blues surgiu do nada e com uma vontade de chorar que veio do nada, sem nenhum explicação para aquilo, um choro sentido, que doía o coração e que fez quem estivesse a minha volta ficar até meio constrangido e sem saber o que dizer.

E para minha sorte mas azar dela, a primeira pessoa que presenciou o meu primeiro dia de Baby Blues, foi a minha irmã. Lembro-me como se fosse hoje, ela veio nos visitar, estávamos sentadas conversando sobre amenidades e de repente começo a chorar. Ela se assustou, olhou pra mim sem saber se ria ou chorava junto.


O #BabyBlues nada mais é do que uma explosão hormonal que se desencadeia por conta das alterações fisiológicas que acontecem durante a gestação e nascimento do bebê.

Geralmente o Baby Blues aparece uns 4 - 5 dias após o nascimento do bebê e acomete entre 40% e 60% das mulheres.


Dividir suas emoções, muitas vezes contraditórias é a melhor estratégia para atravessar este momento.

Quais são os sintomas do Baby Blues?

Choro, tristeza, ansiedade, variações de humor, insônia e falta de concentração.


Quanto tempo dura?

Geralmente dura em torno de 14 dias do nascimento do bebê.

Como superar o Baby Blues?

Esteja atenta ao sinais, pois do mesmo jeito que ele aparece ele deverá desaparecer, porém se você se sentir mais deprimida que o normal, não sentir vontade de fazer nada pelo bebê ou até mesmo com você, como tomar banho por exemplo, converse com seu médico pois poderá desenvolver um quadro mais sério desencadeando assim a depressão pós parto.

Como a família pode ajudar?

Os familiares e amigos terão um papel fundamental neste momento. Ajude-a nesta fase de adaptação, escute pacientemente quando ela estiver no momento triste, deixe-a desabafar, fique com o bebê para que ela possa se cuidar e principalmente deixe-a descansar.


Divida esse post com uma amiga no puerpério. Muitas mulheres não sabem que isso pode acontecer e ficam realmente muito mal, sem entender o que se passa e até com vergonha.


Espero que esse post possa ajudar muitas mães no pós-parto!



9 visualizações0 comentário
bottom of page